“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” – Abraham Lincoln

Você sabe se você é um líder situacional? A liderança situacional surge quando é exigida a eficiência do líder em situações específicas. Muitas vezes, ser um líder autoritário e dominante é eficaz para chamar atenção de uma equipe que está fora de foco. Outras vezes, ser um líder mais ouvinte pode ajudar muito no entendimento de uma questão.

Desta forma, surge o conceito de liderança situacional, onde fatores de determinadas situações influenciam em como o líder resolverá cada questão, seja de ambiente, seja relacionada aos funcionários, pois é lógico que se lida de forma muito diferente com funcionários mais novos e em relação aos mais experientes.

A liderança situacional é usada pelos líderes para alcançar melhor desempenho dos liderados e, consequentemente, da corporação. O objetivo principal desse estilo é aumentar a qualidade de comunicação sobre o desempenho e desenvolvimento.

Cada vez mais os líderes tem percebido que não existe o melhor estilo de liderança, pois cada estilo é bom para ser utilizado em questões específicas. Desta maneira, é muito importante ter flexibilidade no desenvolvimento de pessoas, pois elas são diferentes, e o que funcionou para um liderado, pode pouco funcionar para outro.

Como o líder situacional deve agir

Mulher de roupa social sentada na ponta da mesa

De forma geral o líder situacional precisa ser flexível – ao ponto de se adaptar com situações – e sensível, pois lidará com vários tipos de pessoas. Portanto, é importante que compreenda questões particulares de cada liderado, já que a adaptação para cada situação, muitas vezes, terá relação com o nível de maturidade com cada membro da equipe.

Por fim, o papel de um verdadeiro líder é desafiar seus liderados para que se tornem mais automotivados e independentes, dentro de suas atribuições.

Você quer aprender como a liderança situacional funciona e/ou desenvolver sua equipe para que sejam líderes mais adaptáveis? Leve o Liderança Corporativa para sua empresa ou faça este trabalho com você mesmo.

Fico por aqui, precisando de algo conte comigo!

Publicado por

Sandro Ferrari

Sandro Ferrari

Master Coach, ICI (International Association of Coaching Institutes).