Você sabe a diferença entre ser um líder e ser um líder coach? O coaching em si é um processo de desenvolvimento humano e que visa aprimorar competências para a vida pessoal e profissional, fortalecendo a capacidade de criar soluções, levando à superação e realização.

Quando o líder se torna coach de seu liderado, ou do grupo de liderados, em momentos específicos, ele pode ajudar essas pessoas a desenvolverem mais experiência e competência, fazendo com que estas alcancem seus próprios recursos e desenvolvam suas soluções.

Neste momento, o líder para de dizer o que fazer e pergunta para o liderado o que ele irá fazer. Esse método quebra a tão conhecida “dependência das gestões tradicionais”, onde o liderado depende do líder para tomar todas as decisões.

Como o líder coach atua?

Profissionais trabalhando no computador

O líder sendo um bom coach no ambiente de trabalho é capaz de perceber situações que precisam efetivamente do coaching. Diferentemente de outros métodos que podem ser adotados na liderança.

É normal que leve certo tempo para dar resultado, pois depende do treino do líder e pela dinâmica de perguntar e ouvir, ao invés de explicar e orientar.

Depois que o processo cria forma e o liderado começa a ganhar mais autonomia para resolver as questões, o tempo investido no início valerá muito a pena, pois o liderado poderá atingir um alto desempenho se for preparado a desenvolver todo seu potencial.

Essas técnicas de coaching – focadas na solução – são muito eficazes para auxiliar o liderado a encontrar boas soluções rapidamente e desta forma melhorar os resultados em geral.

No coaching pouco importa o que é certo ou errado, o mais importante é o feedback em cada questão e qual é o aprendizado.

Você quer se tornar um Líder Coach e/ou desenvolver sua equipe para que sejam Líderes Coach? Leve o Liderança Corporativa para sua empresa ou faça este trabalho com você mesmo.

“De todas as criaturas da terra, somente o ser humano pode mudar seus padrões. Somente o homem é o arquiteto do seu destino. Mudando as atitudes internas da sua mente, ele pode mudar os aspectos externos da sua vida.” William James

Publicado por

Sandro Ferrari

Sandro Ferrari

Master Coach, ICI (International Association of Coaching Institutes).