Humildade é a virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações. É a característica excepcional dos maiores líderes.

Em meus artigos eu já falei de vários assuntos e destaco aqui a comunicação, a empatia e como receber feedback, mas nenhum deles terá um grande efeito se o líder for arrogante.

Ser humilde em sua liderança, é simplesmente passar a mensagem para seus liderados que você é igual a eles, que você está pronto para receber feedback e irá acolher os mesmos e que você tem sim, outras responsabilidades, mas que isso não impede de terem uma comunicação bilateral e não de cima para baixo.

Charles Chaplin falou que pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade do que de máquinas. Mais de bondade e ternura do que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá.

Os grandes líderes são humildes de forma natural, e muitos desses líderes, nem líderes quiseram ser, e isso lhes trouxe prestigio, sucesso. Conseguiram, de forma profunda, desenvolver a empatia e conquistar seguidores.

Ser humilde, não tem nada a ver com ser fraco, ou demostrar a sua vulnerabilidade. Está longe disso. A humildade é a porta para vários caminhos que podem se abrir para o sucesso de sua liderança.

Humildade

Seja um líder humilde

Quando o líder é humilde, este é capaz e faz total sentido para ele, pedir desculpas, assumir erros que, na grande maioria das vezes, alguns líderes iriam ignorar. Um líder, assim como seus liderados, sempre está aprendendo, ou existe em alguma organização líderes que sabem tudo?

Eu penso que não, mas muitos acham que sim ou querem transparecer que sim.

Existe uma crença muito antiga que pessoas em cargo de chefia dizem: – “Se eu passar tudo o que sei para o funcionário, ele irá tomar meu lugar”.

Realmente é um pensamento de chefe mesmo, que não cabe mais nas organizações nos dias atuais.

Porque um líder autêntico irá compartilhar todo conhecimento.

O principal objetivo deste líder é desenvolver outros líderes para que ele tenha tempo de pensar em gestão.

Benjamin Franklin falou: – “Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia, com os inferiores é nobreza”.

É nobre ser humilde com os liderados, um texto tão antigo que é recente nos dias atuais. O líder que é arrogante tende a ficar sozinho e quando isso acontecer?

Quem ele irá liderar?

humildade

Como a humildade traz melhores resultados para líderes?
  • Primeiro ponto é que o liderado perceba no seu líder um parceiro que pode contar sempre;
  • Existe espaço para desenvolvimento do liderado;
  • O líder aprende junto com liderado. E neste caso, não existe a cobrança de que o líder deve saber tudo, o líder sabe muito, mas não tudo;
  • A comunicação fica mais assertiva, pois quando os liderados não entendem algo, sabem que podem contar com o líder quantas vezes for necessário;
  • É construído um ambiente horizontal de colaboração onde todos se sentem iguais, mas com responsabilidades diferentes;
  • Irá receber feedback dos liderados e pares bem como suas opiniões e isso fará o líder crescer.

Muitos dizem que a humildade já nasce com a pessoa. Isso até pode ser, mas qualquer um pode desenvolver. O ponto chave para você desenvolver sua humildade é parar de falar e começar a ouvir.

Muitas pessoas ficam o tempo todo falando de si, dos seus bens, de suas conquistas e quando alguém comenta algo, essa mesma pessoa sempre finaliza dizendo que algo que fez ou comprou é melhor. Esse comportamento está longe de ser de pessoas humildes.

Ouça as outras pessoas, elogie suas conquistas e se perguntarem algo para você aí você fala. Quando você começar a ouvir mais as pessoas, ao invés de falar, estas se sentirão mais importantes e únicas e você, estará desenvolvendo sua humildade.

Quando estiver ouvindo as outras pessoas, e neste caso pode ser seus liderados ou pares, respeite suas opiniões e ponto de vista, pois é como estas pessoas estão vendo determinada situação e isto tem a ver com suas percepções que são únicas.

Se você quer que as pessoas vejam o que você vê, melhore sua comunicação e argumentações.

Seja um líder autêntico, desenvolva sua humildade e torne-se um grande líder de sucesso.

Faz sentido?

Já pensou sobre?

Fico por aqui, precisando de algo conte comigo.

Coach Sandro Ferrari

Publicado por

Sandro Ferrari

Coach, Consultor e Pesquisador. Mestre em Administração.Especialista no desenvolvimento de líderes. Minha missão é desenvolver profissionais para que gerem melhores resultados.