Coaching Vocacional é um processo muito especial para ajudar o jovem vestibulando em várias questões. Sabe quando você sair de casa para ir para faculdade, sentido como é importante isso para sua vida. Como isso fará sentido para você.

Você vai estar estudando para exercer aquela profissão que te dá brilho nos olhos.

Você sabe me dizer qual profissão que você quer?
  • Considerando a profissão que seus pais escolheram para você;
  • A profissão que você quer; ou
  • A profissão que você tem mais aptidões.

Eu imagino que seja difícil encontrar um meio termo que atenda essas três alternativas.

Saiba que eu você te ajudar…

Eu já tive muitos clientes (coaches) que me procuraram por questões de carreira, pois estavam insatisfeitos com os seus resultados. Muitas vezes nem tinha haver com salário.

A grande maioria era com questões de reconhecimento.

Realizar o que você quer e todos os dias ter a certeza de estar na carreira certa.

Também já fiz muitos processos de Coaching de Carreira, e trabalho fortemente com Coaching Profissional, pois para ter realização na vida profissional, é necessário ter competências profissionais que dão suporte para um desempenho que gere resultados desejados.

Isso faz sentido para você? Espero que sim.

jovem com capelo e diploma na mão

Pensando nestas questões de Carreira Profissional e Coaching Vocacional, eu desenvolvi o Método Aprovado que tem como base inicial trabalhar com o vestibulando três questões:

  • O curso superior que os pais desejam que faça;
  • O curso superior que o próprio vestibulando tem interesse em fazer;
  • E muito importante, o curso superior que o vestibulando tem mais afinidade, e na grande maioria das vezes nem ele mesmo tem ideia qual seja.

Sabe aquelas pessoas que iniciam uma faculdade por que os pais queriam ou porque ele mesmo queria muito e no meio do curso, esta é trancada e o universitário vai para outro curso.

Você conhece pessoas que passaram por isso?

Pois é, eu imagino que sim. Eu conheço muitas pessoas, justamente por isso, na área da escolha do curso superior o que menos foi levado em consideração foi a área de conhecimento que o vestibulando tem mais afinidade.

Como o coaching vocacional ajuda a passar no vestibular?

O coaching é muito poderoso quando associado a questões vocacionais. Pode ajudar jovens vestibulandos nessa fase tão importante da vida, em que normalmente surgem diversas dúvidas.

No coaching vocacional através do Método Aprovado o vestibulando será levado a perceber questões sobre a missão de vida, a buscar o autoconhecimento e a desenvolver suas habilidades, trabalhando recursos para encontrar suas próprias soluções e, então, conquistar a aprovação no vestibular.

A grande vantagem do coaching vocacional em minha metodologia é que o jovem vestibulando entrará em um processo de evolução contínua. Os recursos adquiridos serão internalizados e utilizados ao longo da vida acadêmica e profissional.

Jovem de cabelo comprido estudando com caderno e caneta

Como funciona o Coaching Vocacional?

Durante as sessões de coaching serão utilizadas ferramentas e testes vocacionais para dar suporte e apoio ao coaching. Para melhor auxiliar o vestibulando, usamos a ferramenta Método Aprovado, baseada nas áreas de conhecimento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Dessa forma, ao aplicar esta avaliação será possível perceber qual a área de conhecimento que o vestibulando mais se familiariza ou fortalecer sua escolha, caso já tenha decidido por um curso superior.

Ficou com dúvidas?

Conheça mais sobre o Coaching Vocacional e agende um horário.

Fico por aqui, precisando de algo conte comigo!

Publicado por

Sandro Ferrari

Sandro Ferrari

Master Coach, ICI. Especialista em coaching de liderança, carreira e desenvolvimento pessoal. Eu ajudo líderes a obterem melhores resultados profissionais através do Método Attlantis.